jfac
Mensagens: 22
Registado: terça, 07/nov/2006, 18:48
Localização: Porto

Caturras

Boa tarde!

Eu gostaria de adquirir uma caturra,mas antes gostava de tirar algs duvidas,e espero que alguém me possa ajudar.

Em primeiro lugar gostaria de saber se alguém conhece algum sitio na zona do porto, de confiança,onde se possa comprar caturras e quanto custam +/-.

Por outro lado gostaria de saber se elas podem viver sozinhas ou têm que viver em casais.

Desde já o meu obrigado
Avatar do Utilizador
vitor anastacio
Site Admin
Mensagens: 494
Registado: segunda, 16/out/2006, 19:42
Localização: setubal

Boa noite como sou de Setubal não posso indicar um sitio para comprar,em relação ao preço depende da caturra que queiras comprar,normais e um preço se for perrola e mais caro mas as normais rodam +/- 25 - 30 euros quanto a viverem sozinhas não tem qualquer problema a não ser que queira fazer criação. mas se for so para companhia aconselho comprar um macho,espero que tenha ajudado.
Vitor Anastacio criador de Psitacideos.
www.vitoranastacio1973.spaces.live.com
Manuel Falcão
Mensagens: 8
Registado: terça, 07/nov/2006, 22:50

Se é do Porto, pode-se deslocar todos os domingos de manhã a uma feira de aves que se realiza muito perto do Hospital de Santo António (entre o mesmo e a estrada que liga á estação S. Bento / Câmara).

Feira excelente com bastante criadores e comerciantes, com inumeras espécies.

Preços podem oscilar entre 15 € cinzentas e 20€ amarelas. Não mais que isso.

Ideal se pretende uma ave para dar alguma atenção é efectivamente tentar encontrar macho juvenil. Procure ave anilha de 2006 e o mais nova possivél.


Um Abraço
jfac
Mensagens: 22
Registado: terça, 07/nov/2006, 18:48
Localização: Porto

Muito obrigado a ambos.

Mas pude notar que ambos aconselharam o macho.ja ag gostaria de saber porque.
Eu tenho um canário (que me foi oferecido por um criador) e sei k a diferença entre ambos é o canto,mas entre as caturras não faço ideia e dos sites que tenho visto nenhum refere isso.

Outra questao,como identifico que a anilha é de 2006?

Eu tenho visto em lojas de animais,mas lá são mt mais caras (já vi cinzentas a 45 euros)
e não tenho muita confiança,pois tenho receio de trazer uma que já não seja mt nova.
Avatar do Utilizador
vitor anastacio
Site Admin
Mensagens: 494
Registado: segunda, 16/out/2006, 19:42
Localização: setubal

Boa noite,tanto o macho como a femea são bonitos mas tenho por esperiencia propria que o macho e melhor para "cantar" assobiar e dizer algumas palavras,quanto a anilha nenhuma das minhas aves e anilhada mas pensso que deve ter o registo do criador e a data na anilha.
Vitor Anastacio criador de Psitacideos.
www.vitoranastacio1973.spaces.live.com
Manuel Falcão
Mensagens: 8
Registado: terça, 07/nov/2006, 22:50

Caturras - resposta

Relativamente á questão de macho e fêmea, para além do canto, note-se que o macho é bastante mais sociavél que a fêmea. Ao passo que normalmente a fêmea se liga especialemente a uma unica pessoa o macho acaba por interagir com todos os que o rodeiam - regra normal nos psitacídeos. Fêmeas podem desenvolver cíumes em relação a outras pessoas, dado que pode encarrar determinada pessoa como o seu parceiro sexual.

Normalmente não é usual a maiorida dos criadores anilhar algumas aves mais comuns ou com baixo valro económico como é o caso das caturras, periquitos entre outras espécies. A anilha serve para identificar STAM criador, clube ornitológico a que pertence, ano em que nasceu a ave e o nr. da ave.

em alguns casos principalmente a idade da ave são sempre factores a ter em conta quando se pretende adquirir uma ave, neste caso concreto dado que lhe é recomendado uma ave jovem, dado que se familiarizá melhor com as pessoas doque uma ave adulta.

Relativamente preços, 45€ por uma cinzenta!!! parece-me um assalto á mão armada - a unica hipotese é tratar-se de uma caturra cinzenta de face branca, dado o preço em questão. Existem descrepâncias de preços entre zona Norte e Sul, onde caturras são endidas a um preço mais elevado, no entanto o preço para ao criador ronda 7,5 a 10€ caturra cinzenta e 10,00 a 15,00 amarelas.

Se o amigo pretender posso-lhe fornecer uma caturra criada á mão na mutação Fallow (cabeça, cauda e penas principais da asa de cor amarela, e olhos rubi's) - preço ronda 60.00 €.

Ou então se quizer, poso-lhe arranjar com alguns amigos criadores uma ave nova e macho, já que deixei de criar caturras recentemente.

Um abraço

Voltar para “Psitacídeos Australianos e Oceânicos”