Avatar do Utilizador
mafa_loureiro
***
Mensagens: 218
Registado: quinta, 25/out/2007, 23:18
Localização: Lisboa

Criação de Forpus

Olá,

Ganhei, finalmente, coragem para me iniciar na criação de psitacídeos. E, como iniciante, decidi começar "por baixo", ou seja pelos de menor porte, não me interpretem mal, os psitacídeos não se medem aos palmos e eu considero todos, aves espectaculares. Mas pareceu-me melhor iniciar-me por uma espécie de menor porte: os forpus. Tinha pensado em conures de cabeça azul, mas apareceu esta oportunidade e são aves de que gosto bastante também e, pensei eu, mais fáceis. A intenção é criar as crias à mão, nesse aspecto estou mais à vontade porque já criei alguns psitacídeos..

Como tal, peço os vossos sábios conselhos. É um casal de forpus verde, é de 2007 e já criou. Se por um lado, tenho lido que são aves de criação fácil, tenho lido tópicos de aves em que um dos cônjuges aparece sem cabeça. Ou seja, começo a duvidar que tenha sido uma escolha acertada :lol: . Mas estou decidida a arriscar, uma vez que, já criaram, penso poder ficar mais descansada.

Deverei colocá-los no interior ou no exterior? Quais os cuidados a ter para que criem sem problemas? Eu tenho aves de bico curvo em casa (criadas à mão e como animais de estimação) que comem uma mistura que eu mesma preparo, de aveia descascada, cânhamo, mistura de caturra, girassol preto, semente da saúde e papa probiótica (acho que não me esqueci de nada). Costumo alternar com o granulado da Nutribird e têm também sementes germinadas, uma a duas vezes por semana. Além da fruta, legumes, bloco de cálcio e de vitaminas na água uma vez por mês. Este tipo de alimentação também se aplica aos forpus?

Agradeço, desde já, as Vossas respostas.

Cumprimentos
vitor rodrigues
Mensagens: 11
Registado: segunda, 16/abr/2007, 22:46
Localização: Sacavem

Boas
Efectivamente e uma especie boa de começar mas tem um senao por acaso ja me aconteceu uma vez a femea ter matado o macho aquando estava no choco. tirando isso sao bastante doceis
Quanto a alimentaçao pode ser a mesma das outras aves que tem .
A gaiola dos forpus para criaçao nao deve ser muinto grande.

Cumprimentos
VR
Avatar do Utilizador
antocastanheira
****
Mensagens: 340
Registado: terça, 17/abr/2007, 11:37
Localização: Alverca do Ribatejo
Contacto: Sítio web

Falando da forma como trato os meus.

1º - tenho gaiolas de 60cX40lX40h
2º - tem duas hipóteses de mistura de sementes. Mistura para Agapornis sem girassol ou mistura para Neophemas (que é a que eu uso), na mistura de Neophemas ainda lhe acrescento um pouco de sementes de relva e niger.
3º - Bloco de Cálcio, Grit e Osso de choco sempre à disposição
4º - Na altura de criação , papa de ovo e um pouco de girassol
5º - "derretem" todo o tipo de frutas e vegetais que lhes dou
6º - Sementes Germinadas, adoram

Neste fórum se procurar vai encontrar bastante informação sobre esta espécie.
Avatar do Utilizador
mafa_loureiro
***
Mensagens: 218
Registado: quinta, 25/out/2007, 23:18
Localização: Lisboa

Agradeço as respostas. Eu já pesquisei alguma informação no fórum, por ter ficado com algumas dúvidas sobre o que li, resolvi colocar as questões directamente.

As gaiolas deverão ficar no interior ou no exterior? Li, por aqui, que no interior a criação é mais fácil. E também tenho a dúvida se, no exterior, resistirão ao frio, li que deverão ter um abrigo. O abrigo é algo que se coloca dentro da gaiola, tipo ninho, ou é simplesmente, uma cobertura da gaiola ou protecção com algum tipo de material?

Desculpem as questões um pouco "básicas" mas pronto, admito, neste campo, sou básica mesma :lol: . Mas adoro psitacídeos e tenho muita vontade de aprender mais...

Cumprimentos
Avatar do Utilizador
antocastanheira
****
Mensagens: 340
Registado: terça, 17/abr/2007, 11:37
Localização: Alverca do Ribatejo
Contacto: Sítio web

As gaiolas deverão ficar no interior ou no exterior?
Eu tenho os meus no interior, e a maior parte das pessoas que conheço e que criam estas aves também têm as suas no interior. O abrigo pode passar por um ninho.
O abrigo é algo que se coloca dentro da gaiola, tipo ninho (...)
Eu tenho os meus ninhos do lado de fora da gaiola, não acho que fique muito espaço para eles com o ninho dentro.
Avatar do Utilizador
mafa_loureiro
***
Mensagens: 218
Registado: quinta, 25/out/2007, 23:18
Localização: Lisboa

Agradeço a simpática resposta e as dicas dadas.

Voltar para “Psitacídeos Americanos”