ivotavares
***
Mensagens: 72
Registado: terça, 11/set/2012, 15:14

Posso dar Complexo B em época de criação?

boas malta,
gostava de saber se posso dar o Complexo B aos meus mandarins e bengalins, visto que estão com crias nos ninhos.
comp
Avatar do Utilizador
AvilandiaPT
*****
Mensagens: 1007
Registado: domingo, 15/out/2006, 08:26
Localização: Benavente - PORTUGAL
Contacto: Sítio web

Re: Posso dar Complexo B em época de criação?

Sim, podes.

Cumps.
Ricardo M.
ImagemImagemImagem
Canary
****
Mensagens: 443
Registado: segunda, 17/dez/2007, 10:56
Localização: Astromil/Porto
Contacto: Sítio web

Re: Posso dar Complexo B em época de criação?

Bom dia!

A resposta, à pergunta feita, claro que é sim! Mas um multivitaminico total, com um espectro maior de vitaminas seria mais indicado na época de criação.

Cumps,

JM
João Marques

Visite:
http://jmcanary.skyrock.com/
Avatar do Utilizador
Frederico
*****
Mensagens: 1027
Registado: segunda, 21/jan/2013, 22:48
Localização: São Miguel - Açores

Re: Posso dar Complexo B em época de criação?

Concordo com o canary, a dar antes um mais completo, pois como o nome indica apenas uncluí vitaminas do tipo b
Visita-me no Facebook em: https://www.facebook.com/Roseicores
Imagem
ivotavares
***
Mensagens: 72
Registado: terça, 11/set/2012, 15:14

Re: Posso dar Complexo B em época de criação?

Boas,
Podem me dizer nomes de vitaminas que possa dar?
Comp
Avatar do Utilizador
AvilandiaPT
*****
Mensagens: 1007
Registado: domingo, 15/out/2006, 08:26
Localização: Benavente - PORTUGAL
Contacto: Sítio web

Re: Posso dar Complexo B em época de criação?

Olá,

Estás a colocar a questão ao contrário...
Queres dar vitaminas para quê? Qual o objectivo?

Cumps.
Ricardo M.
ImagemImagemImagem
ivotavares
***
Mensagens: 72
Registado: terça, 11/set/2012, 15:14

Re: Posso dar Complexo B em época de criação?

Pareces estar a complicar ,eu so quero saber qual o produto que substituio pelo o complexo B,nada mais!!!
Criadouro Guadiana
****
Mensagens: 296
Registado: sábado, 12/jan/2013, 22:50

Re: Posso dar Complexo B em época de criação?

ivo, eu reforço o ricardo, por quê voce quer dar as vitaminas em forma de complexo?
Aves Criadouro Guadiana
Artigos sobre Criação de Aves
http://avescriadouroguadiana.wordpress.com/
Canary
****
Mensagens: 443
Registado: segunda, 17/dez/2007, 10:56
Localização: Astromil/Porto
Contacto: Sítio web

Re: Posso dar Complexo B em época de criação?

Boas!

Por exemplo o "omni-vit" da Versele-laga. Duas vezes por semana na epoca da criação. Este é o que uso.

Cumps,

JM
João Marques

Visite:
http://jmcanary.skyrock.com/
Avatar do Utilizador
AvilandiaPT
*****
Mensagens: 1007
Registado: domingo, 15/out/2006, 08:26
Localização: Benavente - PORTUGAL
Contacto: Sítio web

Re: Posso dar Complexo B em época de criação?

Olá,
Pareces estar a complicar ,eu so quero saber qual o produto que substituio pelo o complexo B,nada mais!!!
A pergunta inicial foi se podias dar complexo B às crias. Respondi (1 única linha...) que sim, podias.
Entretanto sugeriram dares outras vitaminas além disso. Como não sei o que pretendes, não fiz/faço qualquer juízo ou recomendação além da resposta à TUA pergunta inicial.

Logo pela primeira pergunta ficou claro que não terás grande noção do como e porquê de usar vitaminas. Caso contrário, não terias à partida perguntado somente se o poderias fazer nas crias. Mesmo assim respondi "sem complicar". Das restantes resposta eu podia ter "complicado" mas nem comentei.
Foste tu quem perguntou a seguir:
Podem me dizer nomes de vitaminas que possa dar?
Posso "complicar" e dizer: A, D, E, K, C, B1, B2, B3...
Esses serão os "nomes" das vitaminas. Posso "complicar" e ainda discutirmos a forma de cada uma (D2 ou D3), pró-vitaminas ou "activada", equivalentes ou não. Mas suponho que querias nomes de "produtos" mais que outra coisa.

A pergunta que fiz pareceu-me lógica e adequada para tentar perceber o que dizer/responder, pois isso depende daquilo que queres fazer, como e para quê.
Se TU não achas importante perceber isso, então para mim é-me igual se percebes ou não para que servem, se gastas ou não o teu dinheiro e se isso serve de alguma coisa para as tuas aves ou não. Se o objectivo é meter qualquer coisa "amarela" na água e achar que se está a trazer uma grande vantagem porque até se dão vitaminas de vez em quando, força. Aliás, já tens sugestões e tudo.

Mas como "pareço estar a complicar", então dá o que quiseres e bem entenderes, mas de preferência que algum "campeão" também dê e te diga que é bom que certamente ficas melhor servido. Em resultados e conhecimento...

Cumps.
Ricardo M.
ImagemImagemImagem
Avatar do Utilizador
Karsan
***
Mensagens: 112
Registado: domingo, 15/out/2006, 22:28
Localização: Vialonga

Re: Posso dar Complexo B em época de criação?

Quem fala assim não é gago! :lol: :mrgreen:
Cumps,
Carlos Santos.
Canary
****
Mensagens: 443
Registado: segunda, 17/dez/2007, 10:56
Localização: Astromil/Porto
Contacto: Sítio web

Re: Posso dar Complexo B em época de criação?

Boas!


Como fui eu que dei a sugestão dum multivitaminico na epoca da reprodução....

A pergunta inicial era se se podia dar complexo B em epoca de criação. A resposta do ricardo foi que sim.
Se o Ricardo respondeu é porque percebeu a pergunta. E quis ajudar o Ivotavares.

Eu achei que a ajuda podia ser mais completa, e para a epoca de criação era melhor um multivitaminico. :)

Só que aqui o Ricardo deixou de perceber a pergunta inicial! :wink:
Queres dar vitaminas para quê? Qual o objectivo?
Como não sei o que pretendes....
A pergunta principal e que está, no meu ponto de vista subjacente, é Usar suplemento de vitaminas na criação?

Por eu ter dito que sim, que se poderia dar um multivitaminico...e até referi o nome dando uma resposta directa, não quero que me considerem mais ou menos "campeão" do que aquele que inicialmente também respondeu que sim, que se poderia dar o complexo B. Aqui trata-se de ajudar quem pede ajuda. Na medida da sabedoria de cada um...
Não vou estar a chamar "campeão" de forma ironica...quem sabe menos que eu! Por isso, e tendo muita consideração pelos conhecimentos do Ricardo, não posso deixar de lamentar que tenha falado naqueles termos....

Eu posso dizer sem problemas porque faço uso dum multivitaminico....e falar das vantagens e desvantagens.

Um multivitaminico, se bem usado, dificilmente vão existir problemas de sobredosagem (hipervitaminoses). Este, para mim, é o problema dos multivitaminicos. Em relação às vantagens há várias....por exemplo eu tenho as aves no interior....vejo como lógico fornecer a vitamina D....etc. Na época de criação, bem como na muda há maior desgaste das aves......nestas alturas penso que as vantagens de usar um multivitaminico superam as desvantagens...

Cumps,

JM
João Marques

Visite:
http://jmcanary.skyrock.com/
Avatar do Utilizador
AvilandiaPT
*****
Mensagens: 1007
Registado: domingo, 15/out/2006, 08:26
Localização: Benavente - PORTUGAL
Contacto: Sítio web

Re: Posso dar Complexo B em época de criação?

Olá,

"Canary", eu não tenho nada contra teres recomendado qualquer outro suplemento. Deste a tua opinião com intenção de ajudar no que achavas melhor. Não "deixei de perceber" a questão, nem a minha resposta foi direccionada como critica da tua resposta ou qualquer insinuação de seres o tu "campeão" ou, ironicamente, o autor da mensagem inicial. Forma irónica sim de referir como se fala, muitas vezes sem conhecimento, sobre produtos, sejam suplementos, medicamentos ou outros "...entos".

O que não percebo e não concordo é que foi colocada uma pergunta directa que teve resposta directa ao que foi perguntado. A seguir foi colocada outra questão, mais abrangente. Para responder a essa pergunta achei que fazia sentido perceber para quê, por várias razões que sinceramente não me apetece debater. Já que falaste nisso, o "pavor" de hipervitaminoses não é um delas. Mas como disseste, para quem "queria ajudar", se não há interesse em ser ajudado...

O ser "melhor ou pior" um determinado tipo de suplemento depende de muita coisa. Mas como disse e continuo a dizer, essa é uma parte que me parece não ser importante perceber. É o tal "complicar"...

Por mim o assunto/tópico está enterrado. Só me arrependo de ter "respondido" e tentado dando seguimento a um assunto que mais valia ter deixado como estava. Tenho aprendido, mas às vezes a vontade de tentar ajudar ainda ganha à vontade de esquecer o assunto e simplesmente não responder sequer.

Cumps.
Ricardo M.
ImagemImagemImagem
Canary
****
Mensagens: 443
Registado: segunda, 17/dez/2007, 10:56
Localização: Astromil/Porto
Contacto: Sítio web

Re: Posso dar Complexo B em época de criação?

Boas!

Complicar também é bom, principalmente por isso também retomei o tema. Foi com o intuito de aprender...

Complicar é ir mais fundo, nem sempre os "alunos" estão dispostos a isso!...Ou terem as bases para essa discussão...temos que tb respeitar a vontade e ritmo de quem quer aprender!

Retomei o tema, porque penso estar a fazer bem e recomendar bem, mas posso estar errado. O que é verdade hoje pode não ser amanhã. A ciência está aí todos os dias a dizer isto.....

Abraço,

João Marques
João Marques

Visite:
http://jmcanary.skyrock.com/
Canary
****
Mensagens: 443
Registado: segunda, 17/dez/2007, 10:56
Localização: Astromil/Porto
Contacto: Sítio web

Re: Posso dar Complexo B em época de criação?

Boas!
Já que falaste nisso, o "pavor" de hipervitaminoses não é um delas
Porquê? é a minha pergunta para quem lhe apetecer debater.

Do conhecimento que tenho, o uso de suplementos vitaminicos, pode se mal usados causar hipervitaminoses.
Nem todas as vitaminas em excesso no organismo são eliminadas!

No que me lembro de estudar existem as vitaminas hidrossoluveis e lipossoluveis!
As lipossoluveis tem muita dificuldade em ser eliminadas, se em excesso...e podem provocar toxicidade!
As hidrossoluveis tipo vitamina c....são facilmente eliminadas atraves da urina (componente liquida das fezes).

Se estou a dizer alguma coisa de errado digam-me.

Obrigado,

JM
João Marques

Visite:
http://jmcanary.skyrock.com/

Voltar para “Exóticos | Estrildídeos (Estrildidae)”