R.Aves
***
Mensagens: 106
Registado: segunda, 23/jul/2007, 22:03
Contacto: Sítio web

Forpus

Boas,

Tenho um casal se forpus com cerca de com cerca de 7/8 meses, mas de dia para dia tenho reparado que um deles tá completamente careca.
E não sei o que fazer?

Obrigado

Ricardo
Pedro121
*****
Mensagens: 2752
Registado: terça, 17/out/2006, 09:46
Localização: Caldas da Rainha

É a femea ou o macho?
Pedro Ramalho
Avatar do Utilizador
antocastanheira
****
Mensagens: 340
Registado: terça, 17/abr/2007, 11:37
Localização: Alverca do Ribatejo
Contacto: Sítio web

Bom dia,

Estas aves são muito territoriais e precisam de algum espaço de gaiola, nunca abaixo dos 60cm. Se tiver gaiolas mais pequenas o macho pode ficar pouco tolerante com a fêmea acabando mesmo por a matar. Mas como o próprio Pedro perguntou, tem mesmo de dizer qual deles é que está a ficar depenado.
R.Aves
***
Mensagens: 106
Registado: segunda, 23/jul/2007, 22:03
Contacto: Sítio web

Forpus

Boas,

É o macho que tá a ficar careca.
Mas hoje qundo lhe fui mudar a agua a femea tava no fundo da gaiola sem cabeça :(

Ricardo

Obrigado
Avatar do Utilizador
antocastanheira
****
Mensagens: 340
Registado: terça, 17/abr/2007, 11:37
Localização: Alverca do Ribatejo
Contacto: Sítio web

Bom dia,

Não sei o que te diga, mas não haverá hipótese de teres ratos perto? Nem outro tipo de animal?
Como disse, por falta de espaço podem tornar-se bastante agressivos. Não chegaste a dizer o tamanho da gaiola.
xef
Site Admin
Mensagens: 228
Registado: quinta, 19/out/2006, 23:29
Contacto: Sítio web

Bom dia,

Infelizmente não é a primeira nem segunda vez que vejo alguém na net relatar um caso destes... Parece-me que é mesmo muito comum entre os forpus aparecer um sem cabeça.

Imagino o desgosto que é chegar à gaiola e ver uma cena dessas :cry:

Cumprimentos,
jfaustino
***
Mensagens: 104
Registado: sábado, 18/nov/2006, 19:36
Localização: Stª Iria de Azoia

forpus

Boa noite a todos.

Nos forpus é muito normal acontecer essa situação é o extinto selvagem da raça, são aves que parecem muito dóceis mas são uns diabinhos uns para os outros se estiverem num viveiro de rua amplo ou num viveiro de metro é igual, quando sentem que existe uma ave doente ou mais fraca atacam-na bicando-a na cabeça até a matarem depois desfazem o que resta da ave para que os predadores naturais não venham intrometer nas zonas de criação.

Quanto ao macho também é normal, como exemplo posso dizer que tenho um casal de forpus verde que a fêmea depena sempre os machos, fez a um primeiro macho que morreu (o corpo estava intacto), depois coloquei outro macho e ela voltou a depena-lo, ainda hoje está depenado mas é um excelente casal para criar.

Cps
José Faustino
R.Aves
***
Mensagens: 106
Registado: segunda, 23/jul/2007, 22:03
Contacto: Sítio web

gaiola

Bom dia ao forum,

A gaiola onde tinha o casal é uma gaiola dupla(não sei se me tou a explicar bem)
Já agora que tipo de alimentação vocês dão aos forpus?
é que eu dou-lhe comida das caturras, mas eles só comem o girassol

obrigado
Dolfo
*****
Mensagens: 1237
Registado: quinta, 25/jan/2007, 01:56

Boas,
A gaiola onde tinha o casal é uma gaiola dupla(não sei se me tou a explicar bem)
R.Aves, dupla, simples, ou tripla, tem dimensões, certo?
Comprimento: X ; Largura: Y ; Altura: Z .
Era isso que seria interessante saber, e que o António te perguntou, até para outros membros que tenham Forpus, e para percebermos se o que aconteceu terá sido ou não devido ás dimensões da gaiola.
Já agora que tipo de alimentação vocês dão aos forpus?
Eu Forpus não tenho, mas sei que o amigo António tem e que lhes dá granulado + fruta + legumes.
é que eu dou-lhe comida das caturras, mas eles só comem o girassol
Isso é o mesmo que nós só comermos coisas que façam mal ao fígado...
Desaconselhável, portanto :wink:

Cumprimentos,

Dolfo

Voltar para “Psitacídeos Americanos”