Carlos Viegas
***
Mensagens: 111
Registado: sexta, 07/mar/2008, 12:48
Localização: Lisboa

Catarinas (Bolborynchus lineola)

Boa noite a todos,

Comecei há dias a notar uma diferença de comportamento no meu casal de Catarinas, o macho que passava os dias no ninho acompanhado pela fêmea, passou a ficar cada vez mais tempo no exterior e a fêmea apresentava-se com uma "postura" diferente do habitual.. hoje, presenteou-me com o primeiro ovo.. :D

Alguém tem experiência na criação desta espécie que me possa dar algumas dicas da melhor maneira como devo proceder para que o resultado final seja o melhor??

Dou-lhes sementes próprias para a espécie, sementes para exóticos e papa de ovo, para além de sementes germinadas, que eles devoram.. há algum problema em lhes fornecer estas sementes em quantidade ou apenas lhas devo fornecer como aperitivo?

Outra questão, reparei que a fêmea retirou para o lado as aparas de madeira (das que se utilizam para roedores) para o lado e o ovo está sobre o fundo do ninho.. será devo colocar mais aparas no ninho?

Agradeço desde já as possíveis respostas

Abraços

Carlos Viegas
Avatar do Utilizador
cblampreia
****
Mensagens: 494
Registado: domingo, 15/out/2006, 23:12
Localização: Loulé
Contacto: Sítio web

Olá.

Bom, eu não tenho nenhuma experiência com catarinas, mas até aparecer melhor resposta. :D
Carlos Viegas Escreveu:Dou-lhes sementes próprias para a espécie, sementes para exóticos e papa de ovo, para além de sementes germinadas, que eles devoram.. há algum problema em lhes fornecer estas sementes em quantidade ou apenas lhas devo fornecer como aperitivo?
O que entende por quantidade? Todos os dias?
O único problema das sementes germinadas é que elas deterioram-se rapidamente, desde que se tenha o cuidado de não deixar as sementes muito tempo na gaiola e que sejam bem preparadas não há problema, são uma óptima fonte de proteínas.
Carlos Viegas Escreveu:Outra questão, reparei que a fêmea retirou para o lado as aparas de madeira (das que se utilizam para roedores) para o lado e o ovo está sobre o fundo do ninho.. será devo colocar mais aparas no ninho?
Eu nesta altura não mexia mais no ninho, é normal elas escavarem o ninho e criarem uma concavidade para os ovos.
Carlos Viegas
***
Mensagens: 111
Registado: sexta, 07/mar/2008, 12:48
Localização: Lisboa

Olá cblampreia,

Obrigado pela resposta, espero outras opiniões se possível ;) ..

Abraços

Carlos Viegas

Voltar para “Psitacídeos Americanos”