José Roberto Duran
Mensagens: 1
Registado: sexta, 17/abr/2009, 00:58
Localização: Brasil

FORPUS, AJUDA

Boa Tarde, caros Amigos.
Espero que vocês estejam bem.
Será que alguém poderia me dar uma mãozinha numas dúvidas?
Caros, amigos, adquiri 3 casais de Forpus, sendo um verde, um verde PP de falow e um azul PP de ino. Todos já estão ambientados, e acredito preparados para a procriação, inclusive já estão “galando”, coloquei os ninhos e me parece eles aceitaram bem.Os ninhos que coloquei são iguais aos de periquitos australianos, sendo que um pouco maiores, coloquei forração de serragem grossa e jornal para forração(o qual eles retalharam em padacinhos). Tenho algumas duvidas importantes, primeiro os danadinhos ao se acasalarem os machos não “sobem” por inteiro na fêmea, eles apóiam uma pata no poleiro e a outra na fêmea, será que é assim mesmo, essa observação eu fiz para dois dos casais. (desculpe a minha ignorância), em estando certo o acasalamento, quais providências devo tomar a partir de agora? Devo trocar a forração do ninho diariamente? Com relação a alimentação, tenho fornecido mistura de sementes para agapornis (Alcon/Zoofood) acrescida na razão de 2x1 de alpiste(pois assim diminuo a quantidade de semente de girassol), forneço também, farinhada da Zoofood com ovos, frutas e milho verde e ainda tenho fornecido um complexo vitamínico Promater e Vitamina E (Avitrin). Em todas as criadeiras coloquei Osso de Siba, mas só um casal o utiliza. Devo Fornecer Cálcio (Avitrin) liqudo? E papinha devo fornecer a partir do primeiro ovo, para irem se habituando? Para todos os casais, essa será a primeira postura. Tenho lido em vários artigos que por ser a primeira e pela falta de experiência da progenitora, é aconselhável a gradativa substituição dos ovos reais, por ovos de plástico, evitando assim que se quebrem e crie-se o hábito da fêmea devorá-los, vocês acham isso correto? Como faço para verificar se são ovos cheios (férteis)?
Nossa amigos são tantas dúvidas que nem sei por onde começar, mas vou aos poucos, este forun tem me ajudado muito, e outros, principalmente os sites ai de Portugal. Mas fico na dúvida em função da diferença climática entre Brasil e Portugal. Outra coisa pessoal, pode-se fornecer frutas, jiló e verduras diariamente a eles? Os meus adoram jiló. Bom, amigos, já perguntei demais. Se der para me auxiliarem, desde já agradeço. Se você souberem de algum artigo ou livro que auxilie o manuseio das aves e das crias nessa fase, isso me ajudaria muito. Não pensem que não tenho procurado e pesquisado, tenho sim e até encontrado algumas coisas. Mas acredito muito na experiência, e isso tenho certeza, vocês mediadores e criadores tem de sobra. Só não sei se você tem paciência para tanta falta de conhecimento de minha parte (RSRSRSRS...)Por enquanto, só tenho a agradecê-los.
Abraços.
E que Deus os ilumine a todos e as suas maravilhosas aves também.
pedro376h
*****
Mensagens: 1750
Registado: sexta, 13/abr/2007, 11:09
Localização: águas boas - oliveira do bairro
Contacto: Sítio web

boas,
algum criador de forpus que saiba aqui deixar umas dicas? :?
um abraco,
pedro duarte
visite http://pedroduarte.blogspot.com
Avatar do Utilizador
antocastanheira
****
Mensagens: 340
Registado: terça, 17/abr/2007, 11:37
Localização: Alverca do Ribatejo
Contacto: Sítio web

Posso tentar dar uma ajuda, embora não seja nenhum especialista.
Os ninhos que coloquei são iguais aos de periquitos australianos, sendo que um pouco maiores, coloquei forração de serragem grossa e jornal para forração(o qual eles retalharam em padacinhos).
Eu não colocaria Jornais dentro do ninho, a tinta é tóxica.

Tenho algumas duvidas importantes, primeiro os danadinhos ao se acasalarem os machos não “sobem” por inteiro na fêmea, eles apóiam uma pata no poleiro e a outra na fêmea, será que é assim mesmo, essa observação eu fiz para dois dos casais.
É perfeitamente normal que eles o façam desta forma.
Devo trocar a forração do ninho diariamente?
Não, só se reparar que o ninho está muito porco. Tenho neste momento um casal com crias e nunca lhes troquei a forragem.
Com relação a alimentação, tenho fornecido mistura de sementes para agapornis (Alcon/Zoofood) acrescida na razão de 2x1 de alpiste(pois assim diminuo a quantidade de semente de girassol), forneço também, farinhada da Zoofood com ovos, frutas e milho verde e ainda tenho fornecido um complexo vitamínico Promater e Vitamina E (Avitrin)
Eu não lhes dou qualquer tipo de sementes de girassol até eles terem crias, ai dou perto de uma colher de sopa de girassol por dia. Dou uma mistura própria para Neophemas, com um pouco de Nigel e Sementes de Relva.
Quanto à "farinhada", enquanto não há crias, apenas dou 1 vez por semana. Quando tenho crias, dou todos os dias, fazendo uma mistura com sementes germinadas.
Frutas e vegetais 2x por semana em dias alternados.
Quanto as vitaminas, siga o que está indicado pelo fabricante.
Em todas as criadeiras coloquei Osso de Siba, mas só um casal o utiliza. Devo Fornecer Cálcio (Avitrin) liqudo?
Deve ter sempre à disposição: Osso de Siba (Choco), GRIT e bloco de cálcio
Tenho lido em vários artigos que por ser a primeira e pela falta de experiência da progenitora, é aconselhável a gradativa substituição dos ovos reais, por ovos de plástico, evitando assim que se quebrem e crie-se o hábito da fêmea devorá-los, vocês acham isso correto?
Não faço nada disso, é normal que as 1ªs ninhadas tenham problemas, mas eles têm de aprender.
Como faço para verificar se são ovos cheios (férteis)?
Sobre este assunto, faça uma pesquisa neste Forum, ou na internet, e vai encontrar muita informação sobre isso.


Espero ter ajudado, mais alguma coisa é só dizer.

Obrigado Pedro por nos lembrares deste tópico por responder.
pedro376h
*****
Mensagens: 1750
Registado: sexta, 13/abr/2007, 11:09
Localização: águas boas - oliveira do bairro
Contacto: Sítio web

sempre às ordens :wink:
um abraco,
pedro duarte
visite http://pedroduarte.blogspot.com

Voltar para “Psitacídeos Americanos”