João Gaspar
Registado: domingo, 01/mar/2009, 19:39
Contacto: Sítio web

Dicas para a criação de canários

Bom dia caros foristas,
Provavelmente à 5 anos atrás iniciei-me na criação de canários com 5 casais. tinha-os num quarto de casa que não era usado . Contudo as crias nasciam e morriam pouco tempo depois. Comprei um livro de canários estudei-o e na época seguinte fiz tratamentos as vermes (desparazitação) contra a coccidiose e salmonelas se não estou em erro. Dava-lhe também papa amarela. Mais uma vez as crias nasciam e desta vez ou os pais não os alimentavam ou quando elas atingiam os 7/8 dias morriam. Nunca consegui tirar uma unica cria até que desisti e comecei com psitacideos.
Acontece que agora estou severamente a ponderar comprar mais 2/3 casais pois gosto imenso destas aves.
No entanto gostaria de saber onde errei na última vez, o que terei que melhorar e já agora alguns conselhos.
Cumprimentos,
João Gaspar

http://avesgaspar.blogspot.com/
Ricardo jmf
Registado: segunda, 30/mai/2011, 22:56

Re: Dicas para a criação de canários

Aconselho que compre mesmo :lol:

Em relação á morte das crias pode haver várias razões a mim quando me iniciei também me aconteceram coisas desse género, um dos motivos que poderá ser é a má alimentação no meu caso eu quando comecei dava daquela papa amarela que se compra a vulso e as crias iam morrendo não ficava uma para amostra mas um dia um criador experiente disse para parar com aquela papa e recomendou-me 2 marcas e eu optei pela da Orlux e a partir daí já consegui fazer criações normais.
Outro possivel motivo é o piolho que conselhe infestar o ninho e as proprias crias refugiando-se principalmente debaixo das asas e também em alguns casos os próprios pais nesse cenário deixam de alimentar os filhos e isso a mim já me aconteceu uma vez mas foi um mal que consegui resolver muito facilmente ou seja eu tinha um liquido para tratar dos piolhos de uma marca bastante conhecida mas pouco resultado dava ( não digo a marca para não fazer publicidade negativa), vendo eu uma gaiola cheia de piolhos e o que eu usava para os matar não resultava porque sempre voltavam mais decidi procurar ajuda e aconselharam que eu usa-se Tabernil assim o fiz e os resultados foram excelentes tanto a matar como a prevenir novas infestações e também usei caniaves em pó no interior do ninho.
Atenção isto são apenas 2 possiveis motivos.

Uma dica que te posso dar é para dares AD3 até ao 5 dia de vida porque trás muitos beneficios.
http://ricardoglosters.blogspot.pt/

Sócio 288 Associação Ornitológica de Barcelos

STAM 404M
João Gaspar

Boas,
Desde já agradeço a ajuda.
Quanto ás instalações estou a pensar comprar umas placas de contraplacado maritimo e fazer gaiolas de 50cm de comprimento por 40cm de produndidade e altura que acham?
Realmente nunca dava AD3 ás crias. Tenho mesmo que por mãos á obra pois ja tenho saudades de ouvir o canto de um canário
Cumprimentos,
João Gaspar

paulo arrulo
Registado: sexta, 22/abr/2011, 23:03

Sr Gaspar desculpe-me a indiscrição, mas vocé cria rosicolis e com uma rede igual a primeira foto faz uma gaiola onde o piolho terá dificuldade em entrar ao contrario das placas...! e visto que se tem dado bem com a criação dos mesmos não terá dificuldade na criação dos canarios.
Começe por desparatizar as aves e uma semana depois o ad3e.
A papa para os canarios deve ser rica em hidratos de carbono tal como a dos rosicolis certo?
A mistura é a normal.
Aditivos para a papa: ou compra já com aditivos ou mete as saquetas da tabernil cria e alimenta-as com essa papa se não nada se safa ou pouco vive.
COMPLEXOS PARA A PAPA talvés o promocria para ganhar tamanho sendo um bom ajudante na criação.
O piolho, depende do material disposto para o ninho, talvez uma alcatifa cortada em redondo, 4 cortes até quase ao centro presa ao ninho, retira ao 10 dia e mete uma limpa ambas com caniaves só na parte de baixo ou então pulverisar com insectornis por baixo ok.
ABRAÇO e bem vindo a criação de canarios
Qualquer coisa uma msg priv. :)
Flávio Santos
Registado: terça, 08/mar/2011, 19:17

Boas,

Gaspar, posso-lhe dar o meu exemplo que apenas comecei este ano a criar canários.
Pessoalmente não utilizo grandes truques, no tempo da criação passa por ter à disposição mistura, papa de ovo, maçã ou brócolos, água fresca e grit.
Disse que as crias estavam num "quarto" ? Convém que o local não contenha pó pois este trás ácaros e outros tipos de "bichos" que podem afectar as aves principalmente as crias.
Tente manter o local fresco na altura da criação (sem correntes de ar e raios solares fortes directos) e limpo tanto a nível de pó como tratar de doenças do piolho com sprays da avizoon ou de outras marcas que por enquanto aqui vão resultando.

Cumprimentos,
Flávio Santos
João Gaspar

Boas,
Desde já muito obrigado pelas ajudas.
Desta vez vou colocar os canários num local fresco em que o ar circula e com claridade natural fornecida através de uma grande janela. Como já foi aconselhado, estou então a ponderar usar as gaiolas de rede que tenho os meus rosicollis e red rumped que têm 1m por 50cm profundidade e altura. No entanto pensei em dividi-las ao meio usando algo opaco que dizem?
Penso que está na altura de adquirir os casais e desparazitá-los certo?
Estou inclinado para dois casais mosaico vermelhos 2 ágatas e para canto qual aconselham.
Muito obrigado pela ajuda.
Cumprimentos,
João Gaspar

Voltar para “Canários (geral)”